O QUE É CONSTELAÇÃO FAMILIAR?

Constelação familiar é um método de apoio criado pelo alemão Bert Hellinger. Através de suas vivências terapêuticas e de trabalhos com dinâmicas de grupos, Bert Hellinger percebeu que o indivíduo não é um ser isolado; compreendeu que a família é um sistema e que cada pessoa está diretamente ligada aos acontecimentos da vida de seus pais, irmãos, tios e avós.

As 3 leis da Constelação Familiar:

Bert Hellinger também compreendeu que o sistema familiar é regido por três leis sistêmicas.

A primeira lei: O PERTENCIMENTO – o que significa que todos têm o direito de pertencer, incluindo os mortos, os criminosos, difamados e abortados.

A segunda lei: A ORDEM – também conhecida como hierarquia, significa que todos os que vieram antes, ou seja os mais velhos, tem precedência ou autoridade sobre os que vieram depois (os mais novos). Assim não cabe aos mais novos interferir nas decisões ou comportamentos dos mais velhos.

A terceira lei: O EQUILÍBRIO, refere-se a proporcionalidade entre o dar e receber. Todas as vezes que uma pessoa recebe algo ela sente-se compelida a retribuir com um pouco mais. O Bert Hellinger ressalta também que de nossos pais apenas tomamos (recebemos) e retribuímos repassando o que recebemos aos nossos filhos e ao nosso trabalho.

OS PROBLEMAS:

Quando uma ou mais dessas leis Sistêmicas são desrespeitadas, o fluxo do amor é interrompido dando origem a vários problemas como:
a)dificuldades financeiras,
b)doenças,
c)separação conjugal,
d) vícios,
e) rivalidades e disputas desnecessárias.
f) sentimento de rejeição.

A CURA
A constelação familiar traz à consciência o restabelecimento do fluxo do amor, o que conduz a cura.

COMO ACONTECE A CONSTELAÇÃO FAMILIAR EM GRUPO?

Constelação na abordagem de Bert Hellinger significa colocação e o método consiste em uma dinâmica de grupo onde tem um facilitador, também conhecido como constelador.

O procedimento básico é o seguinte: utilizam-se pessoas externas ao sistema do cliente para representar os membros de sua família e, quando a pessoa é colocada no lugar de algum familiar do cliente, começa a perceber sensações e pensamentos da pessoa que está sendo representada.

É uma experiência impressionante, pois o representante, sem perder a própria consciência, se sente exatamente como a pessoa que ele está representando, mesmo que não a conheça, chegando a experimentar, inclusive, seus sintomas físicos, emocionais e psíquicos. Trazendo à luz as dinâmicas ocultas que atuam naquela família e indicando o movimento necessário para a cura.

É um fenômeno da natureza, a força que faz com que isso aconteça e aponta o caminho para a solução – por meio da inclusão de alguém que tenha sido excluído, da união do que tenha sido separado e do respeito a alguma outra ordem que fora violada.

O terapeuta/facilitador e as demais pessoas presentes se expõem a esse fenômeno e, sem qualquer julgamento, observam a realidade que se mostra e a solução que o próprio sistema apresenta, através da constelação. Por isso, o método de constelações sistêmicas é classificada como uma terapia sistêmica fenomenológica.

COMO ACONTECE A CONSTELAÇÃO FAMILIAR INDIVIDUAL

A constelação familiar também pode ser realizada de modo individual, onde é usado objetos ( bonecos) para representar as pessoas envolvidas no sistema representado. Inclusive esse foi o método que o juiz de direito, Sami Stoch, utilizou no início de seu trabalho no tribunal de justiça da Bahia e constatou a capacidade da terapia em promover a mediação de conflito e soluções judiciais.

A constelação familiar para além de um método revela uma sabedoria natural que pode nos conduzir a um estado de plenitude e realização.

ÁREA QUE A CONSTELAÇÃO FAMILIAR VEM SENDO UTILIZADA:

a) Terapêutica ( Práticas Integrativas e Complementares em Saúde)
b) Direito
c) Educação
d) Empresas
e) Psiquiatria
f) Mediação de conflito
g) Psicologia

Garanta já sua vaga!
Informações e Inscrições: 31 -9-71465437

Realização:
Desperte o Melhor que Você É onde você está!

 

Página do evento no Facebook

DATA:

22/07/19

HORÁRIO:

19 às 22h