fbpx

Yoga na prática



29 janeiro, 2020
Bem estar

Hoje quero passar para vocês uma prática deliciosa que pode ser realizada em qualquer lugar, sempre que precisar. É uma prática respiratória e de expansão energética (pranayama) muito bacana que tem como objetivo principal acalmar a mente, desestressar e relaxar.

Esse pranayama é chamado de respiração alternada ou Nadi shodhana. Com sua prática, além de acalmar a mente, você conseguirá equilibrar os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, purificar e balancear seus canais energéticos. Além disso, é uma prática muito utilizada para a preparação para a meditação.

Para iniciá-la, sente-se de maneira confortável, mantendo seu tronco alongado. Acomode a mão esquerda no seu joelho ou coxa esquerda. Feche a mão direita com suavidade, eleve o polegar e os dedos anular e mínimo, e mantenha flexionados o indicador e o dedo médio na palma da mão.

Aproxime o cotovelo ao tronco e traga a mão direita próxima ao seu nariz. Inspire, obstrua a narina direita com o polegar da mão direita e expire lentamente pela narina esquerda. Em seguida, inspire pela narina esquerda e obstrua a narina esquerda com os dedos anular e mínimo e expire lentamente pela narina direita. Inspire pela narina direita, troque os dedos, obstruindo a narina direita, solte o ar pela narina esquerda e continue nesse padrão. Lembrando que você expira e logo inspira pela mesma narina e só faz troca de lados com os pulmões cheios.

Após cerca de 3 minutos, finalize sua prática, expirando pela narina direita e leve a mão direita de volta para o joelho direito e permaneça em silêncio sentindo os benefícios do Nadi shodhana. Perceba como sua mente está mais calma.

Então, sempre que precisar dar aquela pausa para relaxar, se dê esse tempo! Você pode realizar essa prática, inicialmente, por cerca de 3 minutos e depois ir expandindo, com bastante paciência.

E lembre-se a respiração está intimamente ligada à mente. Respiração tranquila, mente tranquila. Mente agitada, respiração agitada.

Respire cada vez mais com profundidade e consciência e você sentirá cada vez mais leveza e bem-estar durante o seu dia! Namastê!

______________________________

Rafaela Borges é uma alma buscadora, curiosa e que gosta de se aprofundar. Nesse despertar holístico, na procura de compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade, se tornou professora de yoga, numeróloga e amante da alimentação consciente. Seu propósito é ser instrumento dessas ferramentas de autocura e autoconhecimento e, assim, auxiliar pessoas, por meio de práticas e vivências, a se reconectarem com seu eu verdadeiro, autêntico, e a serem sabedoras da sua completude.

posts relacionados



Bem estar
O papel da liderança na promoção da s

Ter a saúde mental ou emocional é conservar frequentemente um estado de bem-es

leia mais +
Bem estar
Mindfulness e saúde mental

A meditação sempre foi uma excelente prática para o cérebro e para quem dese

leia mais +
Amor
Empatia e sua aplicabilidade à gestão

“Ouvir somente com os ouvidos é uma coisa. Ouvir com o intelecto é outra. Ma

leia mais +

explore as categorias


bem-estar

autoconhecimento

Arte

amor
Quer saber de todas as novidades?
Assine nossa newsletter!
© 2024 Amadoria. Todos os direitos reservados.