fbpx

A IMPORTÂNCIA DE FALAR ‘NÃO’



24 fevereiro, 2021
Autoconhecimento

Diante de tantos ‘NÃOS’ que a vida nos dá e que recebemos durante toda a nossa caminhada, dá vontade de sair falando ‘SIM’ pra tudo!

Mas, muitas vezes, esse ‘SIM’ que falamos pode estar cheio de autossabotagem. E foram as histórias de vida que fui colhendo por meio da minha experiência clínica como terapeuta floral e Mestre Reiki que me mostraram isso.

Há pessoas que são capazes de fazer tudo pelos outros. Atendem todas as necessidades alheias, mas não consegue falar ‘SIM’ para si mesmas! Elas podem se tornar servis e submissas nas relações, e vão perdendo seu brilho aos poucos, porque aprenderam que era mais nobre ser assim, e que ajudando o outro estariam se ajudando também. Doce ilusão! Ninguém ajuda o próximo sem se comprometer consigo antes…

As crenças e julgamentos que foram passados de geração em geração nos fazem crer que é egoísmo pensar em nós mesmos em primeiro lugar. E com isso, vamos nos afastando cada vez mais de quem realmente somos.

Quando não nos priorizamos, não nos desenvolvemos e não expandimos o nosso poder pessoal. Para nos comprometermos verdadeiramente com o nosso propósito de vida, precisamos falar ‘NÃO’ para o que não é prioridade!

Essa afirmação me faz lembrar de outro tipo de pessoa: aquela que não consegue falar ‘NÃO’ para os compromissos, sejam eles profissionais ou sociais. Essas pessoas acumulam tantas tarefas por serem incapazes de dizer ‘NÃO’ e por não respeitarem os seus limites, que a única forma que a vida tem de fazê-las parar é através de uma doença ou um acidente. Elas se enchem de tantos afazeres, que não conseguem ficar em paz se não estiverem fazendo algo.

Sobre essa questão, Dr. Bach, que foi um renomado médico inglês que desenvolveu os Florais de Bach, disse sabiamente: “É sendo, e não fazendo, que as grandes coisas são alcançadas.” Um dos florais que ele descobriu inclusive, trata justamente essa pessoa, a que não consegue falar ‘NÃO’. Ao todo, ele nos presenteou com 38 essências para tratar todos os estados mentais e emocionais dos indivíduos.

Voltando para aqueles que não conseguem dizer ‘NÃO’… existe também aquela pessoa que não consegue colocar um ponto final em um relacionamento tóxico e destrutivo. Ela sabe que não lhe faz bem, mas não tem forças para sair da relação.

Costumo dizer para os meus pacientes, que não há nenhum problema em dizer ‘SIM’, desde que esse ‘SIM’ para o outro não seja um ‘NÃO’ para eles próprios. E em um relacionamento abusivo, como o próprio nome diz, alguém está abusando e alguém sendo abusado. O dominado não enxerga outra opção a não ser dizer ‘SIM’ para o outro e ‘NÃO’ para si mesmo.

Também atendo muitas pessoas que não conseguem dizer ‘NÃO’ para a comida, para a bebida, para as drogas, ou até para o sexo. Em todos esses casos, ao invés da pessoa ficar preenchida, ele se torna cada vez mais vazia.

A boa notícia é que há possibilidade de mudança. Há tratamento. Podemos mudar nosso comportamento. A chave da virada é a consciência. Busque ajuda! Existem várias formas de expandirmos a nossa consciência. E como tudo o que fazemos na vida, se quisermos ficar bons, devemos treinar e repetir.

Que tal falarmos pelo menos um ‘SIM’ para nós todos os dias? E, dessa maneira, quando o ‘SIM’ para nós for natural, o ‘NÃO’ para o outro certamente também será.

______________________________

ISABELA GALLO

Isabela Gallo é fonoaudióloga, Mestre Reiki, professora e terapeuta floral. Sua missão é despertar o divino nas pessoas e fazê-las aproximarem de sua verdadeira essência.

posts relacionados



Autoconhecimento
"Correria" e prioridades: como você tem

“Vamos marcar, poxa! Estou morrendo de saudades”... E lá se passaram dois,

leia mais +
Autoconhecimento
Como a escuta me transformou

A escuta é um processo importantíssimo na comunicação, e uma das grandes que

leia mais +
Amor
Empatia e sua aplicabilidade à gestão

“Ouvir somente com os ouvidos é uma coisa. Ouvir com o intelecto é outra. Ma

leia mais +

explore as categorias


bem-estar

autoconhecimento

Arte

amor
Quer saber de todas as novidades?
Assine nossa newsletter!
© 2024 Amadoria. Todos os direitos reservados.