fbpx

Como sair do piloto automático



9 novembro, 2020
Autoconhecimento

Você sabia que apenas 5 a 10% dos nossos pensamentos são conscientes? Isso significa dizer que 90 a 95% deles estão no inconsciente, e o que conseguimos enxergar é apenas a pontinha do iceberg!

Ficou impressionado? É assustador mesmo, mas também é fundamental para nós, humanos! Imagine se tivéssemos que pensar conscientemente todas as vezes em que fôssemos executar uma ação? A vida humana seria exaustiva sem essa economia de energia.

O grande problema disso, por outro lado, é que a nossa mente transforma em hábito tudo aquilo que repetimos, sem discernir se aquilo é bom ou ruim para nós. Se passamos a repetir uma ação ruim todos os dias, pode estar certo de que ela vai virar um hábito.

Por exemplo, o ato de reclamar. Quando a reclamação vira um hábito, a pessoa pode estar de férias numa maravilhosa praia do Caribe e, ainda assim, continuar reclamando da sua vida só por força do hábito…

Então, sugiro que anote em um papel quais os bons hábitos você tem e quer manter, quais os maus hábitos você quer eliminar, e quais os bons hábitos você gostaria de adquirir. É muito importante que você anote, para sair do piloto automático e tomar consciência da quantidade de hábitos bons e ruins que você tem no momento presente. Você pode se surpreender ao perceber a quantidade de maus hábitos adquiridos ao longo da vida. Mas lembre-se: toda mudança só ocorre com a tomada de consciência.

Seguem algumas dicas para adquirir novos hábitos:

  • 1) Mude um hábito de cada vez: quando tentamos mudar vários hábitos de uma só vez, a chance de retornarmos ao antigo comportamento é muito maior.
  • 2) Troque um hábito ruim por um bom: como o nosso tempo é limitado em 24 horas, o que temos a fazer é escolhermos um hábito que queremos abandonar e colocarmos um bom hábito no lugar! A partir daí, é só começar a repetir o bom hábito até que ele fique forte. Quando isso acontecer, você vai repeti-lo sem esforço.
  • 3) Comece com mini hábitos: pense em um hábito que você conseguirá ter mesmo que esteja num dia muito desafiador. Aos poucos, pelos resultados que vai obtendo, você conseguirá mudar outros hábitos que hoje parecem impossíveis.
  • 4) Pratique e tudo virá: ponha em prática pois a repetição faz o mestre.
  • 5) Seja comprometido com o que quer mudar: todos nós temos motivos para desistir ou para adiar os nossos planos. Para decidirmos mudar e continuarmos comprometidos com a mudança, é necessário falar “NÃO” para o que não é prioridade na nossa vida.
  • 6) Retome o seu poder pessoal: não dê o poder de escolha da sua vida para os outros.

 

Pense comigo: já imaginou quantos bons hábitos você pode adquirir só diminuindo o seu tempo nas redes sociais? Acredite, você fica muito mais tempo do que imagina. Se você diminuir uma hora de tela por dia, pode meditar por 20 minutos, fazer 30 minutos de exercício físico, e ainda ler algumas páginas daquele livro que abandonou por “falta de tempo”…

Use a sua consciência para fazer as mudanças que precisa hoje na sua vida. E nunca se esqueça: faça as suas próprias escolhas. Caso contrário, as pessoas irão escolher por você!

 

______________________________

ISABELA GALLO

Isabela Gallo é fonoaudióloga, Mestre Reiki, professora e terapeuta floral. Sua missão é despertar o divino nas pessoas e fazê-las aproximarem de sua verdadeira essência.

posts relacionados



Autoconhecimento
"Correria" e prioridades: como você tem

“Vamos marcar, poxa! Estou morrendo de saudades”... E lá se passaram dois,

leia mais +
Autoconhecimento
Como a escuta me transformou

A escuta é um processo importantíssimo na comunicação, e uma das grandes que

leia mais +
Amor
Empatia e sua aplicabilidade à gestão

“Ouvir somente com os ouvidos é uma coisa. Ouvir com o intelecto é outra. Ma

leia mais +

explore as categorias


bem-estar

autoconhecimento

Arte

amor
Quer saber de todas as novidades?
Assine nossa newsletter!
© 2024 Amadoria. Todos os direitos reservados.