fbpx

CUSTOS QUE A GENTE NÃO CONTABILIZA NA VIDA



8 junho, 2021
Autoconhecimento

Algumas coisas nos custam absurdamente. Mas nem sempre a gente para pra pensar nisso. O que é bem grave, sob o meu ponto de vista. Nossos comportamentos nos custam. Nossos pensamentos nos custam. Agir vai custar… ficar na inação, também vai custar. Pensar vai custar, mas se não pensar, também.

Esses custos vão muito além dos financeiros. São custos energéticos, psíquicos, emocionais, físicos.

Às vezes a gente gasta mais energia do que deveria. Se esgota. No trabalho chamamos isso de burnout. Nos relacionamentos pode ser sinônimo de desgaste, ou até de uma separação.

“De repente” você que dormia bem, passa a dormir mal. Os pensamentos lhe acordam no meio da noite, ou não lhe deixam dormir. Você está cansado demais para descansar. Você vê sua energia se esvaindo e não consegue parar nem assim. Está no limite do seu limite.

Por um sopro divino, você descobre então que pode e até deve desacelerar um pouco. Ou talvez muito. Desacelerar as atividades, os pensamentos. Voltar ao sábio e merecido ócio. Se permitir o descanso – abandonar o descaso – e olhar amorosamente para você, para sua humanidade. Dizer a si mesmo: “está tudo bem em descansar e esvaziar sua mente.”

Não é fraqueza dizer que está pesado, que não dá mais, que a energia se esgotou. Pare. Escute. Se escute: o que continua fazendo sentido? O que não faz mais? Quais acordos precisam ser revistos? O que você não quer mais? O que você quer?

Diga adeus a tudo o que você não quer mais. Se fizer sentido, faça um ritual de despedida dessas coisas. Você pode escrever uma carta e jogá-la em água corrente. Pode deixar essa carta em algum lugar visível, você pode imaginar essas coisas explodindo dentro de um balão e voando pelos ares.

Depois, declare ao Universo o que você almeja. Visualize todas essas coisas acontecendo, perceba o que deve fazer, qual á a parte que lhe cabe para que essas coisas aconteçam. Faça novas alianças, novos acordos.

É só quando a gente consegue o devido tempo para refletir, para fazer novos acordos, que a gente consegue evoluir. Espero que entre seus desejos de evolução estejam o cuidado com seu corpo, mente e espírito!

Lembre-se de considerar todos os custos sempre. Esteja especialmente atento aos custos psíquicos, físicos e emocionais. Saiba reconhecer os preços de cada ação ou inação sua, saiba quais você está disposto a pagar e saiba também que os custos psíquicos e evolutivos da negligência a si mesmo e às suas necessidades, como ser único que é, são muito, muito caros.

______________________________

CYNARA BASTOS

Cynara Bastos é psicóloga e inspiradora de pessoas, que tem como missão promover a autoconsciência, permitindo que os seres humanos reconheçam seus dons e que possam, por meio deles, gerar riqueza intelectual, espiritual e financeira.

posts relacionados



Autoconhecimento
"Correria" e prioridades: como você tem

“Vamos marcar, poxa! Estou morrendo de saudades”... E lá se passaram dois,

leia mais +
Autoconhecimento
Como a escuta me transformou

A escuta é um processo importantíssimo na comunicação, e uma das grandes que

leia mais +
Amor
Empatia e sua aplicabilidade à gestão

“Ouvir somente com os ouvidos é uma coisa. Ouvir com o intelecto é outra. Ma

leia mais +

explore as categorias


bem-estar

autoconhecimento

Arte

amor
Quer saber de todas as novidades?
Assine nossa newsletter!
© 2024 Amadoria. Todos os direitos reservados.