fbpx

Autoconhecimento: único caminho para a felicidade



26 maio, 2020
Autoconhecimento

Por que devemos prestar atenção às nossas emoções? Por que elas são tão importantes?

As emoções são a verdadeira causa das doenças. Nós estamos muito acostumados a pensar em sintomas. Mas deveríamos mesmo era nos perguntar o que está por trás deles!

Sou de uma geração que desde cedo aprendeu a identificar sintomas e a varrer as emoções para debaixo do tapete.

Cabe aqui diferenciar emoção de sentimento. A emoção é uma reação automática a um estímulo. E sentimento, por sua vez, é a resposta do indivíduo à emoção; ele é gerado a partir da emoção e diz respeito a como uma pessoa se sente diante dela.

A partir disso, podemos entender por que cada pessoa reage de forma diferente a um determinado acontecimento.

Dr. Edward Bach, médico descobridor das essências florais, dizia que a doença era muito importante, pois nos fazia perceber quando estávamos no caminho errado. A doença pra ele é fruto de uma discordância entre ego e espírito. Quando seguimos o que o nosso espírito determinou para nós, vivemos com saúde e felicidade. Simples assim!

Dr. Bach foi essencial ao nos mostrar que as emoções e a forma de pensar do indivíduo eram mais importantes no agravamento ou na cura da doença do que o próprio sintoma. Foi essa percepção que o levou a buscar um caminho fora da medicina ortodoxa. Dois indivíduos com o mesmo sintoma são tratados com o mesmo medicamento pela medicina tradicional. Por que em um indivíduo ocorre a cura e em outro não?

A primeira coisa que devemos ter em mente é que mostrar nossas emoções e sentimentos não é sinal de fraqueza. Muito pelo contrário! Ganhamos poder pessoal e nos desenvolvemos quando somos honestos, em primeiro lugar, com nós mesmos, e depois com o outro.

A chave para que isso aconteça é o autoconhecimento. Ele é o único caminho para a felicidade, pode ter certeza! Mas, como somos diferentes e reagimos aos acontecimentos de forma diferente, você pode encontrar um caminho de autoconhecimento só seu, que faça sentido para você!

Existem muitas formas de se conhecer. Você pode se conhecer através de uma terapia, assim como pode também através da meditação. Pode escolher receber Reiki, mas pode se conhecer e se desenvolver fazendo um pão, plantando, tomando florais, fazendo yoga, escrevendo um livro, cuidando de um filho, investindo em um novo projeto ou aceitando desafios. Não é maravilhoso?

Só mais uma coisa: quando aprendemos a identificar as nossas emoções, precisamos ficar atentos para não nos identificarmos demais com elas. Estamos com raiva, mas não somos a raiva; estamos tristes, mas não somos a tristeza. Somos infinitamente maiores do que as nossas emoções! E percebemos isso quando nos distanciamos um pouco delas. Quando isso acontece, o medo desaparece imediatamente!

Mas como conseguimos esse distanciamento? Temos que trabalhar a presença. Estar presente significa estar consciente e viver o “aqui e agora”. Respirar e meditar nos ajudam muito a conseguir isso. E antes de falar que meditação não é a sua praia, que você não consegue ou que é muito difícil… TENTE! Pare de se sabotar e de sabotar a sua felicidade! Não acredite em tudo o que a sua mente fala, ela fala demais! E repita para você mesmo esta frase do escritor Hal Elrod que eu adoro:

“Onde você está é resultado de quem você era, mas para onde você vai depende inteiramente de quem você escolhe ser.”

 

______________________________

ISABELA GALLO

Isabela Gallo é fonoaudióloga, Mestre Reiki, professora e terapeuta floral. Sua missão é despertar o divino nas pessoas e fazê-las aproximarem de sua verdadeira essência.

posts relacionados



Autoconhecimento
"Correria" e prioridades: como você tem

“Vamos marcar, poxa! Estou morrendo de saudades”... E lá se passaram dois,

leia mais +
Autoconhecimento
Como a escuta me transformou

A escuta é um processo importantíssimo na comunicação, e uma das grandes que

leia mais +
Amor
Empatia e sua aplicabilidade à gestão

“Ouvir somente com os ouvidos é uma coisa. Ouvir com o intelecto é outra. Ma

leia mais +

explore as categorias


bem-estar

autoconhecimento

Arte

amor
Quer saber de todas as novidades?
Assine nossa newsletter!
© 2024 Amadoria. Todos os direitos reservados.