fbpx

Você está procurando espaço ou criando espaço?



4 junho, 2020
Autoconhecimento

Em todas as oportunidades em que estou trabalhando com o desenvolvimento das pessoas, procuro falar sobre a importância de se manter uma perspectiva otimista, adotar o paradigma da abundância e de desenvolver habilidades importantíssimas como criatividade e inovação. Outros pontos bastante discutidos são a necessidade da adoção de uma postura mais colaborativa e responsável, além da capacidade de construir pontes. 

Neste contexto em que ainda há muito desemprego e muitas pessoas sem esperança, percebo o quanto estamos carentes de proatividade e geração de oportunidades. Muitas pessoas querem um espaço, mas poucas querem (ou percebem que podem) criar esse espaço. 

Acostumamos com frases como “sempre foi assim”, “foi assim que eu aprendi” e “não sei fazer de outro jeito”. Ocorre que hoje temos muito mais possibilidades do que já tivemos, muito mais recursos, muito mais acesso à informação. É preciso desenvolver o pensamento crítico, a capacidade de gerar novas ideias e colocá-las para funcionar.

É preciso que se saiba agir de forma colaborativa, entendendo que independente da condição em que se encontre, sempre é possível contribuir com alguém ou um projeto. Construir pontes entre pessoas e ideias é imperativo, assim como utilizar todos os recursos que temos para construir novos caminhos. 

Estudos da psicologia positiva e da neurociência já comprovaram que manter a crença de que as coisas vão dar certo é uma das grandes forças que se pode ter. E o paradigma da abundância está diretamente relacionado à perspectiva otimista, pois com ele adota-se a perspectiva de que  o mundo é abundante de recursos e que por isso não é necessário nem inteligente agir de forma individualista. Quanto mais se age colaborativamente, mais oportunidades são criadas.  

Não importa se você é um empreendedor, dono de um negócio, um trabalhador assalariado ou uma pessoa atualmente desempregada. Todos devem agir lançando mão da criatividade, da inovação, da coragem, da responsabilidade, mantendo a crença de que é possível construir novos caminhos a partir de uma postura mais proativa, utilizando nossos dons e talentos para a construção de novas pontes que trarão outros caminhos e possibilidades.  

______________________________

CYNARA BASTOS

Cynara Bastos é psicóloga e inspiradora de pessoas, que tem como missão promover a autoconsciência, permitindo que os seres humanos reconheçam seus dons e que possam, por meio deles, gerar riqueza intelectual, espiritual e financeira.

posts relacionados



Autoconhecimento
"Correria" e prioridades: como você tem

“Vamos marcar, poxa! Estou morrendo de saudades”... E lá se passaram dois,

leia mais +
Autoconhecimento
Como a escuta me transformou

A escuta é um processo importantíssimo na comunicação, e uma das grandes que

leia mais +
Amor
Empatia e sua aplicabilidade à gestão

“Ouvir somente com os ouvidos é uma coisa. Ouvir com o intelecto é outra. Ma

leia mais +

explore as categorias


bem-estar

autoconhecimento

Arte

amor
Quer saber de todas as novidades?
Assine nossa newsletter!
© 2024 Amadoria. Todos os direitos reservados.