fbpx

Ser, fazer, ter



11 maio, 2020
Autoconhecimento

Não tente nenhum atalho, a única forma de fazer é ser. Como bem nos ensinou Lao Tsé… o que quer que você queira fazer ou ter, lembre-se: primeiro você precisa SER!

Você já parou para pensar que quando perguntamos para uma criança, o que ela quer ser quando crescer, estamos falando sobre o que ela quer fazer – sua profissão, e não SER? Ao dizer o que quer fazer, ela é interpelada sobre o que pode obter com esse fazer. Nós sugestionamos as crianças e os jovens a errarem a rota e muitos de nós erramos na nossa própria trajetória, tentando fazer ou ter antes de SER.

Defendo a ideia de que deveríamos apoiar as crianças e jovens a desenvolver um Eu forte. Conhecendo seus valores, suas forças, seus desejos e seus pontos de melhoria. Ensinando-os a se associarem a pessoas interessantes, com as quais possam construir o que fizer sentido para elas. Há uma tímida mudança acontecendo na educação, mas ainda não chegamos ao ponto em que os jovens são questionados e apoiados a refletir e construir o tipo de gente que eles querem ser. 

O que define o fazer e o ter é o que se é. Para alcançar algo eu preciso SER o tipo de pessoa capaz de atingir aquele objetivo. Preciso adotar os comportamentos que me levarão aonde eu quero chegar. 

Quando você sabe bem quem você é, seu fazer vira a pura manifestação do seu ser. E há uma força incomensurável nisso. Acredite. Descubra-se, se fortaleça, reconheça tudo aquilo que lhe faz uma pessoa e profissional diferenciados e de posse disso, manifeste seu poder no mundo. Assim o fazer e o ter serão consequências.

Uma boa dica de leitura nesse intento é o livro do Osho: Vivendo Perigosamente – a aventura de ser você mesmo.  😉

 

______________________________

CYNARA BASTOS

Cynara Bastos é psicóloga e inspiradora de pessoas, que tem como missão promover a autoconsciência, permitindo que os seres humanos reconheçam seus dons e que possam, por meio deles, gerar riqueza intelectual, espiritual e financeira.

posts relacionados



Autoconhecimento
"Correria" e prioridades: como você tem

“Vamos marcar, poxa! Estou morrendo de saudades”... E lá se passaram dois,

leia mais +
Autoconhecimento
Como a escuta me transformou

A escuta é um processo importantíssimo na comunicação, e uma das grandes que

leia mais +
Amor
Empatia e sua aplicabilidade à gestão

“Ouvir somente com os ouvidos é uma coisa. Ouvir com o intelecto é outra. Ma

leia mais +

explore as categorias


bem-estar

autoconhecimento

Arte

amor
Quer saber de todas as novidades?
Assine nossa newsletter!
© 2024 Amadoria. Todos os direitos reservados.