fbpx

Mindfulness e saúde mental



20 julho, 2023
Bem estar

A meditação sempre foi uma excelente prática para o cérebro e para quem deseja conquistar uma vida mais leve e focada. Por muito tempo ela foi relacionada às mais variadas religiões, mas ela não é necessária e unicamente de cunho religioso. Sem ter a pretensão de trazer um único conceito sobre o tema, meditar significa diminuir o seu volume de pensamentos, acalmar a mente e voltar a atenção para si e para o seu corpo. 

Existem centenas de modelos e jeitos de se meditar pelo mundo afora.
E um deles é o
mindfulness, conjunto de práticas de atenção plena e que tem ganhado cada vez mais o mundo (e o corporativo também).

Estamos praticamente inundados de informações e estímulos visuais durante todo o tempo, o que pode acelerar nossos pensamentos e, em muitos casos, nos trazer ansiedade excessiva. Soma-se a isso o fato de sermos seres complexos por natureza, com emoções e sentimentos que podem nos fugir ao controle. E ainda há o desafio das nossas relações pessoais e profissionais serem constantemente conflituosas. 

 

Todos esses fatores influenciam no que chamamos de nossa saúde mental e que, se não cuidados, podem nos levar ao adoecimento, à perda da qualidade de vida e também influenciar na nossa produtividade no trabalho.

 

E é aí que entram os exercícios de mindfulness.

Eles ajudam – e muito – nesse objetivo, de manter nossa saúde mental em dia! O assunto pode ser aprofundado no blog da Tangerino, que ensina como implementar exercícios de mindfulness durante o expediente e seus benefícios dentro das empresas.

Nós da Amadoria acreditamos na força e na eficácia dessas práticas no ambiente de trabalho e, por isso, também ensinamos e praticamos nos nossos treinamentos e experiências. 

E sua empresa, está preparada para adotar o mindfulness como estratégia de produtividade?
Conta pra gente aqui nos comentários.

 

 

______________________________

LUCIANA GALLO

Luciana Gallo é co-fundadora da Amadoria, facilitadora de processos colaborativos, de desenvolvimento pessoal, e de mudança organizacional. Mentora e palestrante, ajuda as pessoas a (re)significarem suas vidas e trabalhos. Atua na expansão do conhecimento e da consciência da pessoa e do profissional dentro das organizações e das comunidades.

posts relacionados



Bem estar
O papel da liderança na promoção da s

Ter a saúde mental ou emocional é conservar frequentemente um estado de bem-es

leia mais +
Bem estar
Mindfulness e saúde mental

A meditação sempre foi uma excelente prática para o cérebro e para quem dese

leia mais +
Amor
Empatia e sua aplicabilidade à gestão

“Ouvir somente com os ouvidos é uma coisa. Ouvir com o intelecto é outra. Ma

leia mais +

explore as categorias


bem-estar

autoconhecimento

Arte

amor
Quer saber de todas as novidades?
Assine nossa newsletter!
© 2024 Amadoria. Todos os direitos reservados.