fbpx

O papel da liderança na promoção da saúde mental da sua equipe



1 agosto, 2023
Bem estar

Ter a saúde mental ou emocional é conservar frequentemente um estado de bem-estar e de equilíbrio, em que conseguimos lidar com os fatores estressantes e normais da vida e do trabalho, produzir e contribuir para nosso desenvolvimento e dos demais. 

Nos dias de hoje está no topo da lista de desejo de muitas pessoas, e principalmente daquelas que estão inseridas no mundo do trabalho, já que encontramos altos níveis de ansiedade e estresse dentro de tantas empresas.

E é aí que entra o papel fundamental que o líder da equipe tem em todo esse processo, por alguns motivos.

Liderança e Saúde Mental

O primeiro deles – e talvez o mais óbvio – é a ação e comportamento que ele provoca pelo exemplo que dá.

Um líder de exemplo é aquele coerente, que faz o que fala, e justamente por isso tem credibilidade para inspirar mudanças nos demais.

Assim, se esse líder tem atitudes e hábitos que fortalecem sua saúde mental e emocional, se cuida do seu próprio bem-estar, se sabe gerir bem suas emoções, se demonstra ter uma vida equilibrada ou ao menos busca ativamente esse equilíbrio, ele tem uma enorme chance de inspirar todos ou alguns dos que lidera, direta e indiretamente.

Além disso, um bom líder está atento ao seu time, e, com um olhar mais amplo e cuidadoso, consegue perceber rapidamente quando o “trem está saindo do trilho”… Tem – ou precisa ter – a sensibilidade de identificar quais são aquelas pessoas que estão precisando de sua ajuda, de seu conselho, ou de sua ação de gestão mais efetiva que lhe proporcione a tão desejada saúde mental.

Por último, um líder preocupado em desenvolver pessoas sabe da importância que programas, atividades, encontros voltados para o tema de saúde mental e emocional têm nas rotinas de trabalho, e no alcance dos resultados do negócio.

Por isso mesmo, cria oportunidades para que esses eventos aconteçam, abre espaço na sua agenda, trata isso como prioridade, e pede o mesmo daqueles que lidera. Investe seu tempo e seu orçamento, porque já entendeu que pessoas são a rede de sustentação de qualquer negócio.

 

______________________________

Luciana Gallo

LUCIANA GALLO

Luciana Gallo é co-fundadora da Amadoria, facilitadora de processos colaborativos, de desenvolvimento pessoal, e de mudança organizacional. Mentora e palestrante, ajuda as pessoas a (re)significarem suas vidas e trabalhos. Atua na expansão do conhecimento e da consciência da pessoa e do profissional dentro das organizações e das comunidades.

posts relacionados



Bem estar
O papel da liderança na promoção da s

Ter a saúde mental ou emocional é conservar frequentemente um estado de bem-es

leia mais +
Bem estar
Mindfulness e saúde mental

A meditação sempre foi uma excelente prática para o cérebro e para quem dese

leia mais +
Amor
Empatia e sua aplicabilidade à gestão

“Ouvir somente com os ouvidos é uma coisa. Ouvir com o intelecto é outra. Ma

leia mais +

explore as categorias


bem-estar

autoconhecimento

Arte

amor
Quer saber de todas as novidades?
Assine nossa newsletter!
© 2024 Amadoria. Todos os direitos reservados.